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Maternal

MATERNAL – 2 a 3 anos

Nessa fase, visamos o explorar atividades que desenvolva a criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando sempre as diferenças individuais de cada criança. 

 

Quadro Curricular

  • Formação pessoal e social

O âmbito de experiência de Formação Pessoal e Social favorece prioritariamente os processo de construção da identidade e autonomia das crianças, essa formação se dá através das atividades permanentes nos diferentes momentos da rotina, através da relação positiva entre adulto e crianças, a organização do espaço, materiais e propostas de atividades. Brincar também é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia.

  • Movimento (Capoeira)

As crianças de 0 à 3 anos estão em pleno desenvolvimento motor. Nos primeiros anos de vida, predominam as capacidades expressivas do movimento, pois são as emoções o canal privilegiado de interação do bebê com o adulto e mesmo com outras crianças. Essas conquistas antecedem e preparam o aprendizado da locomoção, nossas aulas de capoeira traz muita cultura, e de fácil movimento, possibilita as crianças, equilíbrio, coordenação motora, lateralidade e mobilidade, estimulando ainda mais a criança nessa fase.

  • Linguagem

A aprendizagem da fala se dá de forma privilegiada por meio das interações que a criança estabelece desde que nasce. As diversas situações cotidianas nas quais os adultos falam com a criança ou perto dela confuiguram uma situação rica que permite a criança conhecer e apropriar-se do universo discursivo e dos diversos contextos no qual a linguagem oral é produzida. Nessas interações, é importante que o adulto utilize a sua fala de forma clara, sem infantilizações e sem imitar o jeito da criança falar. O ambiente alfabetizador também favorecerá o aluno nas próximas fases, o contato com livros e revistas é muito importante, tanto para a percepção visual quanto para a motricidade fina.

  • Música 

O ambiente sonoro e a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês e as crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras, capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas; nas mais diversas situações: festas, rituais religiosos, manifestações políticas, na afetividade entre a mãe e o bebê na hora de dormir, nas brincadeiras de rodas, na arte etc. Em nossa escola a música tem um lugar de destaque no dia-a-dia, em nossas aulas a professora trabalha com persepções dos sons, com o manuseio dos instrumentos, apresenta variedades de instrumentos, ritmo e coordenação motora.

  • Arte

Nossas aulas de arte é estruturada para que as crianças possam manusear diferentes materiais, perceber marcas, gestos e texturas, explorar o espaço físico e construir objetos variados, que permitam a liberdade do gesto solto, do movimento amplo e que favoreçam um trabalho de exploração da dimensão espacial, tão necessária às crianças desta faixa etária.

  • Matemática

As crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e a estabelecer as primeiras aproximações com a ele, as siutações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para a especificidade das ideias matemáticas. Na sala de aula os números estão presentes em brinquedos, no calendário, nos murais, no faz de conta, nas cantigas infantis, essas formas de aproximação com a sequência numérica que envolvem a contagem de números o excelentes nessa fase.

  • Natureza e sociedade

A observação e a exploração do meio constituem duas das principais possibilidades de aprendizagem das crianças desta faixa etária. É dessa forma que poderão, gradualmente, construir as primeiras noções a respeito das pessoas, do seu grupo social e das relações humanas.

As crianças precisam ter contato comos pequenos animais, como formigas, tatu-bolas, peixes, tartarugas, passarinhos, etc.. (com supervisão de um adulto), para proporcionar a troca de ideias sobre o cuidado e a criação, devem também ser estimuladas a cuidar de plantas e acompanhar seu crescimento, propiciando às crianças a participação dos cuidados que exigem, como regar e verificar a presença de pragas. O contato com a natureza trará experiências necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

 

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